quarta-feira, 23 de julho de 2008

ESTUDOS SOBRE A ETNOGRAFIA

21:05 - 23/07/2008
PREOCUPAÇÃO DA ETNOGRAFIA:
Obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem.
ETNOGRAFIA--> É a escrita do visível.
Depende das qualidades de observação, de sensibilidade ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo.
Tradicionalmente fazemos comparações entre a própria cultura e a de outros povos.
MICROANÁLISE ETNOGRÁFICA:
1º) Observação;
2º) particularização de um fato microanaliticamente relevante, que represente o todo do processo
estudado.

O pesquisador deve partir do contexto maior, olhando a comunidade como um todo até poder destacar uma particularidade generalizável desse contexto que possa ser estudado microanaliticamente.

CONCLUSÃO
A pesquisa etnográfica visa a compreensão da cultura de um grupo de pessoas com o objetivo de entender os motivos de determinado tipo de comportamento. Envolve a imersão, a convivência, a observação e a entrevista como métodos e instrumentos de pesquisa. O papel do cientista/investigador na pesquisa etnográfica é de intérprete da realidade que ele está observando, ou seja, de dados empíricos, retirados de contextos reais.

O ESTUDO COTIDIANO E AS DIMENSÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA
* Observação participante;
* Entrevistas intensivas;
* Perspectiva teórica (enfoque);
* 3 dimensões:
a) institucional/organizacional--> Envolve aspectos referentes ao contexto da prática escolar;
b) institucional/pedagógico--> Abrange todas as situações onde se dá o encontro professor-aluno-
conhecimento;
c) Histórica/filosófica/epistemológica--> pressupostos subjacentes à prática educativa.

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