quinta-feira, 5 de junho de 2008

A ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, 2001

(Resumo esquemático produzido por Francisco Carlos de Mattos)

Etnografia --> abordagem de investigação que se interessa pelos estudos das desigualdades sociais e dos processos de exclusão.
Fazer etnografia significa:
* preocupar-se com uma análise holística ou dialética da cultura entendida;
* introduzir os atores sociais com uma participação ativa e dinâmica e modificadora das estruturas sociais;
* revelar as relações e interações significativas de modo a desenvolver a reflexidade sobre a ação de pesquisar.

Cuidados que deve ter e orientar o pesquisador:
* a proposta de pesquisa;
* o período despendido no campo;
* a descrição densa e minuciosa dos dados, e;
* a ética na pesquisa..

A etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo SENSO QUESTIONADOR do etnógrafo.
A utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue padrões rígidos ou pré- determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.
Uma das propostas da etnografia é revelar as relações e interações ocorridas no interior da escola, de forma a abrir a "caixa preta" do processo de escolarização (Mehan, 1992; Erickson, 1986).
Etnografia é também conhecida como: pesquisa social, observação participante, pesquisa interpretativa, pesquisa analítica, pesquisa hermenêutica. Compreende o estudo, pela observação direta e por um período de tempo, das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas: um grupo de pessoas associadas de alguma maneira, uma unidade social representativa para estudo, seja ela formada por poucos ou muitos elementos.
Enfim, a etnografia estuda os padrões mais previsíveis do pensamento e comportamento humanos manifestos em sua rotina diária; estuda ainda os fatos e/ou eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.... O objetivo é documentar, monitorar, encontrar o significado da ação.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nenhum comentário: