quarta-feira, 14 de maio de 2008

DESENCONTRO!!!

CAROS AMIGOS,
Estou percebendo que, mesmo através dos canais virtuais, está um tanto quanto confuso o nosso contato.
Sei das agruras do cotidiano, do corre-corre, das várias leituras; enfim, do sufoco que é característica do magistério e de todos os setores que compõem a educação, incluindo aí, é claro, a Orientação Educacional.
Até agora ainda não conseguimos uma "fala coletiva", um "OI" coletivo sequer nesse instrumento, que foi criado exatamente para nos facilitar os contatos.
Tínhamos, por exemplo, como já adiantei, que discutir e acordar um foco, um objeto de pesquisa, de investigação e já começarmos as observações pertinentes e as devidas pontuações dessa prática nos nossos "diários de bordo", diários de campo.
Continuo aguardando!
Em tempo: Está, realmente, difícil um encontro entre nós ou eu que estou afoito demais?

3 comentários:

Luciana Macário disse...

Oi POETAS

mil vezes perdão, como já disse estou sem micro e as coisas se complicaram! Achei interessante o blog e se possível gostaria que refletissemos sobre o Plano Municipal de Educação que inicia sua construção em Cabo Frio! É importante refletirmos sobre o trabalho de nós Orientadores Educacionais nessa construção e nosso papel nas discussões sobre os aspectos que surgirão nos pólos no dia 31, tendo sido nomeados representantes da escola nesse processo ou não!
O plano e a constução de metas a serem alcançadas tem como objetivo traçar o perfil da realidade educacional cabofriense para dar um passo além, avançar, transformar a realidade que conhecemos em nossas escolas! O analfabetismo, a universalização do ensino, a evasão e o número de alunos em colégios públicos perpassa toda a discussão realizada e que iniciou sua ampliação no seminário coletivo realizado nos dias 16 e 17 de maio na E.M. Edilson Duarte.
Professores, diretores e técnicos se reuniram para o passo inicial na condução dessa construção histórica em nosso município!
Já que precisamos delimitar o tema, percebo que poderiamos perceber todo esse processo com um olhar etnográfico!
Podemos ainda envolver os alunos neste debate dentro da sala de aula apartir das carências que percebem em nosso sistema educacional, o que está diretamente relacionada a sua realidade e ao futuro (em constante contrução) enquanto sujeito social! A perspectiva de vida de nossos alunos (ou ausência dela) afetam diretamente o processo de ensino-aprendizagem! a partir de questionamentos como estudar para que? Conhecer para que? Produzir saberes como e por que?

Percebo o Plano Municipal como uma forma de perceber os problemas com o objetivo de transformá-los em ponto de partida para uma realidade melhor!

(Não estou conseguindo postar textos aqui no blog, preciso de ajuda! tb sou leigo nisso! rsrsr)

Um abraço, POETAS!

Anônimo disse...

Mandarei para o seu e-mail os códigos de acesso ao Blog, para que possa postar o que quiser!
Um abraço!!!

Anônimo disse...

Mandarei para o seu e-mail os códigos de acesso ao Blog, para que possa postar o que quiser!
Um abraço!!!