domingo, 4 de maio de 2008

EM BUSCA DO POTE DE OURO (Continuação da Justificativa)

Nos últimos anos, a educação brasileira passou por alguns avanços significativos, como a questão da universalização do ensino, por exemplo. Porém, os altos índices de repetência e evasão escolar apontam para lacunas expressivas em nosso sistema educacional. O que torna evidente a necessidade de buscarmos alternativas de superação destas questões.Podemos ainda ressaltar, a formação de novas culturas educacionais, frutos de inúmeras pesquisas científicas na área da educação. Em meio a estas culturas, encontra-se a cultura de “culpabilização das vítimas", que busca “indicar” os responsáveis pelo insucesso da aprendizagem escolar, insucesso este, que ainda é atribuído ao professor e sua questionável formação, ou ao aluno e seus problemas familiares. Diante destes apontamentos, o problema vem sendo discutido de forma fragmentada, o que vem ocasionando dificuldades de compreensão em sua totalidade. Neste sentido, podemos inferir que o fato desta problemática tornar-se um objeto de pesquisa caracterizado pela fragmentação e/ou individualização temática, tem dificultado a construção de estratégias cruciais que viabilizem o avanço frente ao problema do fracasso escolar. Portanto, este espaço de discussão e comunicação de idéias se constitui num campo fértil para a construção de novos caminhos de superação, onde as problemáticas que desenham o mapa do fracasso escolar em nossa sociedade sejam ultrapassadas.
Érika Lins

Nenhum comentário: